meu Consciente, unindo pacientes e psicólogos.
Como utilizei UX Design para unir psicólogos e pacientes de uma forma simples e segura e assim melhoramos a saúde mental dos brasileiros.
O desafio
Em dezembro de 2020, eu me juntei ao time de UX Designers e aceitei o desafio de auxiliar a melhorar a saúde mental dos Brasileiros através do uso da telemedicina.
Como aproveitar as oportunidades da telemedicina para melhorar a saúde dos Brasileiros que precisam de ajuda psicológica ou psiquiátrica?
O cenário atual
Desk research
O povo brasileiro é reconhecido mundialmente por sua alegria. No entanto, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão. Estima-se que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil.
Outros dados da OMS mostram que nós somos o país mais ansioso de todo o planeta. De acordo com uma pesquisa da Vittude, 86% dos brasileiros lida com algum problema de saúde mental. Além disso, estudos mostram que o número de casos de depressão e ansiedade têm crescido no Brasil desde o começo do isolamento social, decorrente da pandemia da COVID-19.
Reportagem Agência Brasil
Também como consequência da COVID-19, o atendimento psicológico presencial passou por mudanças e a busca por atendimentos feitos a distância cresceu. No entanto, segundo uma reportagem feita pela revista A Gazeta, os atendimentos não presenciais não desafiam apenas os pacientes, como também demandam adaptações dos psicólogos e psiquiatras. Profissionais e pacientes perceberam uma certa dificuldade em manter a privacidade nas consultas online e com isso surge uma certa insegurança aos atendimentos não presenciais.
Dessa maneira, o cenário atual mostra uma necessidade em buscar soluções, sem barreiras geográficas, que facilitem a busca por profissionais e atendimento psicológico, para que tanto os pacientes e quanto os profissionais possam se comunicar de maneira mais segura e fácil.
Objetivos de negócio e Possível Solução
O objetivo de negócio foi criado utilizando a metodologia S.M.A.R.T, ou seja, ele precisa ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
O objetivo é criar uma plataforma de atendimento psicológico online, para que os pacientes possam buscar pelos profissionais de sua preferência e realizar seu atendimento de forma segura, enquanto os profissionais de saúde possam oferecer e gerenciar seus atendimentos com mais praticidade e segurança.
01 — Descobrir
Analise competitiva
Uma análise competitiva é uma estratégia em que você identifica os principais concorrentes e pesquisa seus produtos, vendas e estratégias de marketing. Fazendo isso, você pode criar estratégias de negócios sólidas que superam as de seu concorrente.
Fiz uma pesquisa em busca de produtos semelhantes e comparei 5 sites / aplicativos, dos quais 3 são fortes.
Certezas, Suposições e Dúvidas
Depois de entender o problema por meio da desk research e da análise competitiva, algumas certezas, suposições e dúvidas surgiram.
Separei e analisei todas essas questões e usamos a Matriz de Impacto do X Conhecimento para priorizar cada uma delas. A partir dessa matriz foi possível entender quais informações seriam mais relevantes.
Link: https://miro.com/app/board/o9J_layL8nU=/
Certezas, Suposições e Dúvidas
Primeiro quadrante da Matriz de Impacto x Conhecimento
Pesquisas
Com base nas premissas priorizadas da Matriz CSD, montamos um formulário de pesquisa usando o Google Forms.
Obtivemos um total de 103 respostas , sendo 60 pacientes , 28 não pacientes e 15 psicólogos . Entendemos que para validar com mais credibilidade seria necessário um maior número de respostas, principalmente por parte dos psicólogos, porém, devido ao cronograma apertado e recursos limitados, optamos por dar continuidade ao projeto com esta quantidade de respostas.
Resumo da pesquisa quantitativa:
- A maior parte do meu público era feminino
- 19–25 anos
- WhatsApp, Zoom, Skype são as ferramentas mais utilizadas pelos psicólogos
- Presumi que tanto os pacientes quanto os psicólogos estão mais disponíveis para consultas online. Nossas pesquisas pesquisaram que 86% dos psicólogos veem online, mas apenas 41,7% dos pacientes marcam uma consulta online.
- Presumi que os pacientes têm dificuldade em encontrar o profissional certo. E a pesquisa mostrou que 52% dos pacientes realmente têm dificuldade em encontrar o profissional certo.
- Presumi que os pacientes e psicólogos acham difícil ter um espaço adequado para a tele consulta. E pela pesquisa vimos que 48% dos psicólogos reclamam do ambiente do paciente.
Resumo da pesquisa qualitativa:
Após analisar os resultados da pesquisa quantitativa, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa foi realizada com 6 psicólogos e 7 pacientes via WhatsApp e Skype.
02 — Definir
User Personas
O meu Consciente se destina a dois perfis: pacientes e profissionais da área de psicologia.
Lucas, em busca de atendimento psicológico, formou-se em publicidade e está desempregado. Suas frustrações são baseadas no fato de que ela teve que interromper o tratamento da ansiedade por causa da pandemia. Infelizmente, seu psicólogo só fez atendimento presencial, mas ela gostaria de continuar o tratamento remotamente.
Denise, representa os psicólogos que precisaram parar com o atendimento presencial. Suas frustrações incluem o fato dele não saber como se divulgar e como se organizar para fazer os atendimentos online.
Mapa da Jornada do Usuário
Após a criação das personas, criei o mapa da jornada dos usuários.
Assim foi possível perceber a motivação dos usuários e as oportunidades mais importantes dentro de cada fase.
Jornarda do Profissional de Saúde
Jornarda do Paciente
How Might We
Após as pesquisas e um melhor entendimento do perfil dos usuários, nós utilizamos a técnica How Might We para gerar novas ideias e para entender Como Poderíamos aproveitar as oportunidades encontradas nas fases anteriores.
03 — Design
Rabiscos
Após feita a priorização das soluções, cada membro do grupo desenhou as suas telas e depois utilizamos a técnica Crazy 8’s. Essa técnica permitiu que todos da equipe pudessem compartilhar suas telas e assim nós tivemos várias novas ideias interessantes para a nossa solução.
Nome e Logotipo
O nome “meu Consciente” faz alusão a:
- Autorreflexão
- Autoconhecimento
Wireframes e Fluxograma
O wireframe e o seu fluxo podem ser testados através deste link.
Primeiro Teste de Usabilidade
O teste de usabilidade foi feito com 8 pacientes utilizando o wireframe mostrado acima.
Analisamos as tarefas executadas por cada participante e de acordo com os resultados obtidos vimos que a usabilidade se encontra com uma nota boa, mas isso não significa que não tivemos aprendizados ou melhorias a fazer.
A análise feita a respeito das tarefas foram:
- Número de participantes que encontraram um problema: Maioria dos participantes (5 dos 8)
- Frustração causada pelo problema: Nenhum participante
- Dificuldade para recuperar do problema: Nenhum participante
- O mesmo usuário encontrou o mesmo problema mais de uma vez: Nenhum participante
- Problemas ocorreram em tarefas críticas ou áreas críticas: Nunca
Os principais aprendizados encontrados foram:
- Apenas 2 dos 8 usuários navegaram pela tela de onboarding, os outros pularam direto para a tela de cadastro/acesso.
- 4 dos 8 usuários sentiram alguma dificuldade na tela de personalização de perfil.
- Todos os 8 usuários sentiram dificuldade em compreender o ícone de mensagem na home page e na tela do perfil do profissional.
UX Writing
Durante o nosso primeiro teste de usabilidade, ainda em protótipos de baixa fidelidade, percebemos que alguns usuários tiveram dificuldades para entender alguns textos, por isso decidimos aplicar UX Writing.
Guia de estilo
Cores e Tipografia
A escolha do azul como cor primária se teve por conta da relação do azul com a medicina e também por ser uma cor neutra.
A fonte escolhida foi a Roboto e a Roboto Slab. Escolhemos fonte serifada e um sem serifa para deixar mais fácil a leitura para os usuários e por sem uma fonta bem utilizada no mundo.
Botões, Formulários, Ícones, Calendários…
04 — Teste
Segundo Teste de Usabilidade
O teste de usabilidade foi feito com 24 usuários utilizando o protótipo inserido no site maze.co. A tarefa que os usuários tinham era agendar uma consulta com a Bianca e após a consulta fazer uma avaliação da profissional.
Esse teste confirmou nossas hipóteses e mostrou que os usuários compreenderam o fluxo e as tarefas sugeridas na hora do teste.
As métricas que avaliamos em nosso teste de usabilidade foram:
- 19 usuários dos 24 conseguiram executar a atividade de marcar uma consulta com a psicóloga Bianca;
- 11 usuários dos 24 conseguiram se consultar com a psicóloga Bianca pelo nosso “Golden Path” (Fluxo principal do aplicativo) e tiveram o sucesso direto.
Com o relatório do Maze, observamos de maneira mais detalhada o mapa de calor de cada tela, além de dados precisos de tempo em cada uma.
Protótipo de alta fidelidade
Conclusão e aprendizados
Este case foi desenvolvido pensando em um problema real, como trabalho do curso UX Unicórnio, ministrado pelo Leandro Rezende.
Nossos maiores aprendizados:
- Ouvir os usuários é a melhor forma de validação ou não das hipóteses
- Testar e ouvir usuários reais é a diferença entre a ideia e a realidade
- Trabalhar em equipe enriquece o aprendizado geral e consequentemente faz o projeto ter mais corpo e fundamento
- Aproveite o feedback do usuário — as pesquisas quantitativas e qualitativas servem para guiar o desenvolvimento do projeto e evitam retrabalho
- O projeto nunca será finalizado e sim aprimorado a cada novos testes
Entendemos que muito ainda pode ser melhorado, mas aprendemos muito desde o começo do projeto. Desde o desafio, montar os objetivos e tratar de desenvolver uma solução para um problema real utilizando a metodologia baseada nos estudos de UX/UI, utilizando processos e etapas para chegar a esta conclusão. Todo o trabalho foi feito com foco na criação da melhor experiência ao usuário.